quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Como tudo começou...

Este foi o início de tudo, em um outro ambiente...
Agora mudamos de casa, de endereço... Mas o sonho é o mesmo: Divulgar o nosso mundo, os nossos sonhos, as nossas leituras... OS NOSSOS CANTOS E ENCANTOS...


www.quelinguaeestagregormendel5.zip.net

29/10/2008


TAREFA

Produção de diário.

PROCESSO


· Vida, direito de todos

* Produção de textos


· A Ilíada e A Odisséia

* Criação de Herói

- Problema social

- Valores


· Diário de Classe

* Palavras debruçadas

- Leitura

- Grupo

- Colegas de classe

* Intertextualidade

- Cinema/Teatro

- Música

- Literatura/Texto Informativo

- Imagens

* Músicas com nome(s) de pessoa(s)


· Artes e Ofícios

* Produção de textos

- Carta do leitor

- Texto Instrucional

- Tira

- Anúncio Publicitário

- Folheto

- Texto Teatral

- Quadrinho

- Paródia

Leia estas informações e reflita.
Avaliação do processo de construção:

· Presença e pontualidade nas aulas de português.

· Disciplina nas aulas e respeito aos colegas.

· Cumprimento com o material necessário.

· Organização durante a produção do diário.


AVALIAÇÃO

Valor do trabalho:

6,0 (seis pontos)


Critérios de avaliação:


· Coerência com o conteúdo temático.

· Organização das idéias.

· Ortografia.

· Uso da linguagem culta.

· Criatividade.


Escrito por hillmabgregormendel às 04h40


Fique ligado!

“Ensinar e aprender a leitura, a gente aprende e ensina toda vez que nos encontramos com a diversidade de textos que existem ou -- como educadores -- ao promovermos o "abraço" da criança com o texto”.


I. O Trabalho de literatura desta unidade, através dos livros paradidáticos, tem como objetivos específicos:


· Desenvolver a fluência da linguagem;

· Estabelecer relações entre histórias apresentadas nos livros e as experiências vivenciadas pelos alunos no seu dia-a-dia;

· Ampliar a visão a respeito do conceito de texto;

· Identificar o tipo de texto trabalhado, bem como sua linguagem e estrutura;

· Perceber a importância da expressão artística na compreensão deste tipo de texto;

· Desenvolver o senso crítico;

· Despertar a criação artística associada à produção literária;

· Estimular o aluno na produção de textos, considerando três pontos básicos: ele é o autor; ele escreve para alguém; e ele escreve com um objetivo: publicar seu texto.


II. Orientação Geral:

· Leitura dos livros paradidáticos.

· Divisão das turmas em 5 ou 6 grupos.

· De posse do material acordado pelo grupo e anotações selecionadas previamente, os alunos darão início, em sala de aula, à elaboração de diário.

CRÉDITOS E REFERÊNCIAS

Atividade para Ensino Fundamental no estudo de Língua Portuguesa, ministrada por Hilma Cerqueira.

Escrito por hillmabgregormendel às 04h26

20/10/2008

“Se olho para uma palavra, descubro, dentro dela, outras palavras. Assim, cada palavra contém muitas leituras e sentidos. O meu texto surge, algumas vezes, a partir de uma palavra que, ao me encantar, também me dirige. E vou descobrindo, desdobrando, criando relações entre as novas palavras que dela vão surgindo. Por isso digo sempre: é a palavra que me escreve.”

Este projeto é um convite a uma viagem pelas palavras, sejam elas escritas, lidas ou faladas... Iremos trabalhar com quatro livros: “Diário de Classe” – de onde foi retirado o belíssimo trecho acima -, “Artes e Ofícios”, “Vida, direito de todos” e “A Ilíada e A Odisséia”.

Viaje nessa aventura e sinta-se à vontade para traçar percursos a serem seguidos, mas não esqueça de que tudo precisa de planejamento e, com esse trabalho, não será diferente. A seguir, apresento um roteiro/guia de viagem para ajudá-lo nessa empreitada.

Boa sorte para nós nesse novo desafio!

Bjs mil!!!

Hilma Cerqueira

Considerações Iniciais:

* Livro "Diário de Classe"

∞ Criação de um diário (virtual ou não)

* Livro "Vida, direito de todos"

∞ Produção de textos coletivos

* Livro "Artes e Ofícios"

∞ Produção de Poemas visuais

* Livro "A Ilíada e A Odisséia"

∞ Atividade escrita/oral baseada na leitura do livro