Este foi o início de tudo, em um outro ambiente...
Agora mudamos de casa, de endereço... Mas o sonho é o mesmo: Divulgar o nosso mundo, os nossos sonhos, as nossas leituras... OS NOSSOS CANTOS E ENCANTOS...
www.quelinguaeestagregormendel5.zip.net
29/10/2008
TAREFA
Produção de diário.
PROCESSO
· Vida, direito de todos
* Produção de textos
· A Ilíada e A Odisséia
* Criação de Herói
- Problema social
- Valores
· Diário de Classe
* Palavras debruçadas
- Leitura
- Grupo
- Colegas de classe
* Intertextualidade
- Cinema/Teatro
- Música
- Literatura/Texto Informativo
- Imagens
* Músicas com nome(s) de pessoa(s)
· Artes e Ofícios
* Produção de textos
- Carta do leitor
- Texto Instrucional
- Tira
- Anúncio Publicitário
- Folheto
- Texto Teatral
- Quadrinho
- Paródia
Leia estas informações e reflita.
Avaliação do processo de construção:
· Presença e pontualidade nas aulas de português.
· Disciplina nas aulas e respeito aos colegas.
· Cumprimento com o material necessário.
· Organização durante a produção do diário.
AVALIAÇÃO
Valor do trabalho:
6,0 (seis pontos)
Critérios de avaliação:
· Coerência com o conteúdo temático.
· Organização das idéias.
· Ortografia.
· Uso da linguagem culta.
· Criatividade.
Escrito por hillmabgregormendel às 04h40
Fique ligado!
“Ensinar e aprender a leitura, a gente aprende e ensina toda vez que nos encontramos com a diversidade de textos que existem ou -- como educadores -- ao promovermos o "abraço" da criança com o texto”.
I. O Trabalho de literatura desta unidade, através dos livros paradidáticos, tem como objetivos específicos:
· Desenvolver a fluência da linguagem;
· Estabelecer relações entre histórias apresentadas nos livros e as experiências vivenciadas pelos alunos no seu dia-a-dia;
· Ampliar a visão a respeito do conceito de texto;
· Identificar o tipo de texto trabalhado, bem como sua linguagem e estrutura;
· Perceber a importância da expressão artística na compreensão deste tipo de texto;
· Desenvolver o senso crítico;
· Despertar a criação artística associada à produção literária;
· Estimular o aluno na produção de textos, considerando três pontos básicos: ele é o autor; ele escreve para alguém; e ele escreve com um objetivo: publicar seu texto.
II. Orientação Geral:
· Leitura dos livros paradidáticos.
· Divisão das turmas em 5 ou 6 grupos.
· De posse do material acordado pelo grupo e anotações selecionadas previamente, os alunos darão início, em sala de aula, à elaboração de diário.
CRÉDITOS E REFERÊNCIAS
Atividade para Ensino Fundamental no estudo de Língua Portuguesa, ministrada por Hilma Cerqueira.
Escrito por hillmabgregormendel às 04h26
20/10/2008
“Se olho para uma palavra, descubro, dentro dela, outras palavras. Assim, cada palavra contém muitas leituras e sentidos. O meu texto surge, algumas vezes, a partir de uma palavra que, ao me encantar, também me dirige. E vou descobrindo, desdobrando, criando relações entre as novas palavras que dela vão surgindo. Por isso digo sempre: é a palavra que me escreve.”
Este projeto é um convite a uma viagem pelas palavras, sejam elas escritas, lidas ou faladas... Iremos trabalhar com quatro livros: “Diário de Classe” – de onde foi retirado o belíssimo trecho acima -, “Artes e Ofícios”, “Vida, direito de todos” e “A Ilíada e A Odisséia”.
Viaje nessa aventura e sinta-se à vontade para traçar percursos a serem seguidos, mas não esqueça de que tudo precisa de planejamento e, com esse trabalho, não será diferente. A seguir, apresento um roteiro/guia de viagem para ajudá-lo nessa empreitada.
Boa sorte para nós nesse novo desafio!
Bjs mil!!!
Hilma Cerqueira
Considerações Iniciais:
* Livro "Diário de Classe"
∞ Criação de um diário (virtual ou não)
* Livro "Vida, direito de todos"
∞ Produção de textos coletivos
* Livro "Artes e Ofícios"
∞ Produção de Poemas visuais
* Livro "A Ilíada e A Odisséia"
∞ Atividade escrita/oral baseada na leitura do livro